top of page

Mercado de carbono: a oportunidade de sua empresa reduzir emissões e se tornar mais competitiva

  • Foto do escritor: PED Sustentável
    PED Sustentável
  • 18 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

O setor de logística e transportes é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o setor responde por cerca de 28% das emissões globais de CO2. Diante deste cenário, empresas de logística e transportes estão buscando soluções para reduzir suas emissões e se tornarem mais sustentáveis. Uma das opções que vem ganhando destaque é o mercado de carbono.


Mercado de carbono:


O mercado de carbono é um mecanismo que permite a empresas e indivíduos negociarem créditos de carbono. Os créditos de carbono são unidades que representam a redução de uma tonelada de CO2 ou de outro gás de efeito estufa.


As empresas podem reduzir suas emissões de carbono por meio de projetos de eficiência energética, de uso de energias renováveis ou de outros métodos. Empresas que reduzem suas emissões podem vender seus créditos de carbono para outras empresas que não conseguem reduzir suas emissões por conta própria, ou até mesmo comprar créditos de outras empresas para neutralizar suas emissões.


O mercado de carbono oferece uma série de oportunidades para empresas de logística e transportes. As empresas que participam do mercado de carbono podem:


Reduzir suas emissões de carbono: O mercado de carbono oferece uma forma eficaz e economicamente viável para empresas de logística e transportes reduzirem suas emissões.


Melhorar sua imagem: As empresas que participam do mercado de carbono demonstram seu compromisso com a sustentabilidade e podem melhorar sua imagem perante clientes, investidores e outros stakeholders.


Aumentar sua competitividade: Empresas que reduzem suas emissões de carbono podem se tornar mais competitivas no mercado, à medida que clientes e investidores valorizam empresas sustentáveis.


De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, empresas de logística e transportes que participam do mercado de carbono podem reduzir suas emissões de CO2 em até 30%. O estudo também estima que o mercado de carbono para o setor de logística e transportes pode movimentar até US$ 100 bilhões até 2030.


No Brasil, o mercado de carbono ainda está em desenvolvimento, mas já existem cerca de 300 empresas de diversos seguimentos que adotam práticas de neutralização de carbono, investindo em projetos de eficiência energética, uso de energias renováveis e outras iniciativas para reduzir e controlar suas emissões.


O mercado de carbono é uma oportunidade importante e necessário para empresas de diversos seguimentos, principalmente o de logística e transportes, para reduzir suas emissões de carbono e se tornar mais sustentáveis. As empresas que participam do mercado de carbono podem melhorar sua imagem, aumentar sua competitividade e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

Comentários


bottom of page