A reciclagem de latas de alumínio está salvando o planeta e economizando energia!
- PED Sustentável
- 16 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A reciclagem de latas de alumínio tem se mostrado uma prática eficiente na luta contra a poluição e as mudanças climáticas. Em 2023, a reciclagem evitou a emissão de 1,8 milhão de toneladas de dióxido de carbono, um dos principais gases de efeito estufa. Com a crise climática, a reciclagem surge como uma solução necessária para reduzir a emissão de GEEs e preservar os recursos naturais.
Além disso, a reciclagem de alumínio consome até 95% menos energia do que a produção a partir da extração do minério, para cada 1kg de alumínio reciclado, são poupados 5kg de bauxita, o que pode reduzir em até 70% as emissões de gases do efeito estufa em todo o ciclo da latinha. Isso demonstra a importância da reciclagem para a economia de energia e a preservação ambiental.
O Brasil é um líder global na reciclagem de latinhas de alumínio e desde 1990, o país reciclou quase 6 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, alcançando um índice de 100% de latas recicladas em 2022. Esse sucesso é resultado de esforços contínuos para aperfeiçoar a reciclagem e promover a sustentabilidade.
A reciclagem de alumínio não só reduz as emissões de GEEs e economiza energia, mas também preserva recursos naturais e gera empregos e renda. Apoiar e incentivar essa prática é fundamental para construir um futuro mais sustentável e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.





Comentários